segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ainda sobre a Escola Livre de Azeméis

Durante uma confraternização em Aveiro na sexta-feira passada, mais uma vez, surgiu a Escola Livre no meio de uma conversa. Perguntaram-me quais os fundadores, entre outros assuntos... Aproveitando algumas notas que Carlos Cunha deixou no seu perfil, posso dizer que no dia 1 de Dezembro de 1923, nasceu a Escola Livre de Azeméis. Os fundadores: Augusto Hilário Santos, José Lino Pires, João Brandão, José Maria Santos, Adelino Santos, Domingos José da Costa, António Sá Couto, Eduardo Paúl, Manuel Silva Pinto, etc... Naturalmente que o grande responsável foi Basílio Lopes Pereira. O objectivo principal era assim definido: "A Escola Livre de Azeméis é uma associação de instrução e de educação popular, moral, intelectual e física, principalmente de moços e de ensino mútuo, que se fundou no dia 1º de Dezembro de 1923 na vila de Oliveira de Azeméis" (assim constava na ficha de inscrição da época).


No artigo 2 dos estatutos da sua fundação surge o seguinte:

"O Clube tem como fins principais promover entre os seus filiados a prática da Educação Física, Artística, Intelectual... Sendo-lhe interdita todas e quaisquer manifestações de carácter político e religioso".

Como para bom entendedor, meia palavra basta, este artigo encerra um cunho de liberdade, igualdade e fraternidade únicos numa associação oliveirense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário